Prefeitura promove programação especial para Outubro Rosa

A Prefeitura de Guaratuba e parceiros iniciaram as ações do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, principalmente, sobre a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, neste sábado (9). 

A abertura oficial do Outubro Rosa em Guaratuba aconteceu no Espaço Litoral com uma belíssima oração feita por Ciuma Bonilha. 

O prefeito Roberto Justus esteve presente com sua esposa Flávia Brenner Foccacia Justus e as filhas,  iniciando sua fala com um agradecimento especial ao deputado Estadual Nelson Justus que estava acompanhado de sua esposa Nilva Justus. “O Outubro Rosa foi criado com foco na prevenção e neste dia onde destacamos a importância do auto exame e das consultas eletivas, eu quero agradecer ao deputado Nelson Justus por todo esforço, já que mais da metade dos equipamentos que temos no hospital e nas UBS, o próprio PS, ambulâncias, tudo tem o apoio do deputado,” destacou 

Agradeceu também a presença de todos e pediu uma salva de palmas a todas as mulheres presentes, pela garra e coragem que enfrentam as adversidades da vida.

A secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, foi a anfitriã do evento.

O secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, falou sobre a importância dos exames de rotina da mama, exames de rastreamento, para as mulheres acima de 50 anos, que devem ser realizados de dois em dois anos e são disponibilizados pela saúde municipal.

Após, ocorreu a abertura da Exposição “Anjos Vestindo Rosa” que ficará exposta no salão de Eventos do Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral até o final do mês. A exposição conta com as imagens fotográficas de 14 mulheres de Guaratuba que tiveram câncer e posaram para as lentes de fotógrafos da cidade voluntários: Milena da Silveira Fotografia, Orgânica fotografia e filmagens, Patrícia Artioli Fotografia. Profissionais do cabelo e maquiagem também se voluntariaram na produção das mulheres: Karini Geovanetti Makeup, Lidiane Makeup e Salão de Beleza Neia. 

O Balé Asas Macalossi “Anjos Vestindo Rosa”, abrilhantou a abertura da exposição, emocionando a todos com uma belíssima apresentação.

As madrinhas da exposição Nilva Justus, Flávia Brenner Foccacia Justus, Denise Lopes Silva Gouveia, Cátia Regina Silvano (que não pode participar no dia e foi representada por autoridades presentes), Iara Maria Dal’Col Camargo e Rocio Bevervanso entregaram buquês às mulheres homenageadas. 

Os grupos de Curitiba “Mulheres Motociclistas e Garupas” e “Embaixadoras do Bem” participaram de todo o evento. A tarde ocorreu oficina promovida pelas “Embaixadoras do Bem” para as mulheres. 

A caminhada do Outubro Rosa que estava marcada como primeiro evento da manhã de sábado teve que ser cancelada por causa do tempo chuvoso. 

Acompanhe o que mais acontece no Outubro Rosa Guaratuba:

22/10 (sexta-feira) – Dia D Saúde Rosa nas Unidades Básicas de Saúde. Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

– Coleta de preventivo de câncer do colo do útero.

– Exame físico de mama. 

– Pedidos de mamografia conforme critério do Ministério da Saúde.

27/10 (quarta-feira) – Encerramento da Exposição “Anjos Vestindo Rosa”. Às 15h, no Casarão Marcílio Dias. Espaço Litoral.


Doações durante o Outubro Rosa

Recebimento de doações de lenços para cabeça, turbantes, toucas de malha e de lã, enxoval para bebê, materiais de higiene pessoal como sabonetes, pasta e escova dental, toalhinhas higiênicas, fraldas geriátricas, entre outros para serem doados aos Hospitais com pacientes adultos e infantis acometidos com o câncer. 

De segunda a sexta-feira na Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

– Doação de Cabelos deve ser feita na Néia Salão de Beleza, no endereço Rua Vieira dos Santos, 338, Centro. Os cabelos doados serão utilizados para confecção de perucas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *