Flecha 2 – O Sol e a Flor

🎞️Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08) selecionamos a indicação do segundo filme da websérie Flecha Selvagem, intitulado de “O Sol e a Flor”, lançado no final de julho desse ano, e que conta com a orientação e narração do autor e pensador indígena Ailton Krenak.

🏹A Flecha 2- O Sol e a Flor ☀️🌺
associa diferentes visões sobre a relação do SOL com a vida na Terra. A partir de trechos do livro BIOSFERA, de Vladimir Verndasky, Ailton Krenak narra sobre a profunda interação dos raios cósmicos com a matéria verde, que transformam a Terra em um supra organismo vivo. Uma visão da vida onde tudo está absolutamente relacionado, das cianobactérias ao ozônio. A fotossíntese se apresenta como chave de manutenção do equilíbrio dinâmico e para a regulação da Biosfera. A Teoria de Gaia flui em diálogo com a suspensão do céu na compreensão yanomami.

Para além da narrativa científica, é uma flecha propulsionada, em sua essência, pela narrativa Guarani sobre Nhanderu, o desdobramento do escuro em sol e do sol em flor.
🌞🌸 A narrativa de O Sol e a Flor é baseada nos livros:
🌀Biosfera, Vladimir Vernadsky
🌀A Vida das Plantas, Emanuele Coccia
🌀A Fala Sagrada, Mitos e Cantos Sagrados Guarani, Pierre Clastres
🌀A Queda do Céu, palavras de um xamã yanomami, Davi Kopenawa e Bruce Albert
🐍 Essa flecha apresenta obras de vários artistas brasileiros e estrangeiros: Olafur Eliasson, Daiara Tukano, Abraham Palatnik, Wassily Kandinsky, Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Bianca Lee Vasquez, Gabriela Machado, Hilma Klint, Claudia Andujar, George Love, Bia Monteiro, Flávia Aranha.


Direção artística, roteiro e pesquisa: Anna @dantes_editora
Orientação e narração: @_ailtonkrenak
Narração introdução: @daiaratukano
Consultoria: Marcelo Gleiser e Carlos Papá
Produção: @madadesch
Edição: @e.l.i.s.a.m.e.n.d.e.s
Animações: @livialhama
Trilha sonora: @lucassanttana@gil_monte_
Assistentes de produção: @vicky.momo_ e @llaisfurtado

Informações: Divulgação @selvagem_ciclodeestudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *