Prefeitura realiza Cerimônia de instalação da réplica do Cristo Redentor

No sábado, 31 de julho, aconteceu a Cerimônia de instalação da réplica do Cristo Redentor, na escadaria de acesso ao Morro do Brejatuba, onde encontra-se a imagem gigante que foi instalada em 1953. O evento faz parte das celebrações dos 250 Anos de Guaratuba e aconteceu com todos os protocolos de biossegurança.

No evento ocorreu a entrega da Comenda de 250 Anos para as famílias que participaram em 1953 da história do Cristo Redentor de Guaratuba. 

A família dos escultores Iswaldo e João Fedatto, filho e pai que juntos construíram a imagem do Cristo Redentor, foi uma das homenageadas. Quem recebeu a comenda em nome dos artistas foi a filha de Iswaldo, Raquel Fedatto Zauer. 

A comenda também foi entregue para o construtor João Gadotti, que na época participou da instalação da estátua do Cristo no Morro do Brejatuba. 

Em nome da homenageada Josefa do Amaral Ferreira, viúva do presidente de estado Dr. João Cândido Ferreira, e que fez a doação da estátua do Cristo em memória ao marido, recebeu a comenda o bisneto João Cândido Cunha Pereira Filho.

A réplica do Cristo que foi instalada ao pé do morro Brejatuba possui 1 metro de altura e foi confeccionada no molde original da réplica que serviu de base ao estudo sobre o Cristo de 8 metros, e que encontra-se no túmulo de João Fedatto, em Curitiba. O sobrinho neto Marcos Fedato e a secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, localizaram esse segunda réplica em uma floricultura em Curitiba necessitando de alguns reparos, que foram realizados pelo servidor Mário Natalino. 

A secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, falou em seu discurso que encaminhou ao prefeito o pedido das pessoas da terceira idade para que houvesse um monumento de mais fácil acesso ao pé do morro e que foi prontamente atendida.  

O prefeito Roberto Justus disse que é preciso que todos tenham acesso ao Cristo para seu momento de religiosidade, pedidos e agradecimentos. Ele também ressaltou a gratidão às famílias que receberam as comendas. 

O deputado estadual Nelson Justus, ao falar dos homenageados que muito fizeram por Guaratuba, lembrou do Sr. Aparício Alves (in memoriam), que junto com o Sr. João Gadotti participou da instalação do Cristo em 1953. 

O idealizador da colocação da imagem do Cristo Redentor no Morro Brejatuba em 1953 foi o então prefeito Miguel Jamur. Pensou primeiramente, em instalar o busto do fundador da cidade, Cel. Afonso Botelho de São Payo e Souza, porém, em diálogo com o Governador Moisés Lupion, e também a pedido da senhora Josefa do Amaral Ferreira, decidiu pelo Cristo Redentor.

Além da instalação da réplica, foi realizado um trabalho de revitalização do ponto turístico que contou com a parceria da Secretaria do Urbanismo, da Secretaria da Infraestrutura e Obras, da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria da Administração, da Secretaria das Finanças e do Instituto Água e Terra – IAT.

Durante o evento, os “Amiguinhos do Turismo”, projeto da Secretaria da Educação e do Turismo, entregaram material e conversaram com o público sobre a história do Cristo. A amiguinha Amanda Carolina da Silva leu uma poesia sobre o “Cristo de Guaratuba”.

A violoncelista Adriane Savytzky, da Orquestra Sinfônica do Paraná, brindou o evento com uma belíssima apresentação. Também o artista plástico guaratubano, Cristopher Amorim Jendigk, pintou uma tela com a imagem do Cristo Redentor de Guaratuba. 

O Padre Luiz Langer, da paróquia  matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, fez uma benção do local.

Estiveram presentes também na cerimônia a Presidente da Câmara Municipal, Cátia Regina Silvano, vereadores, secretários municipais, familiares dos homenageados, as senhoras do Guaratuba Womans Club, o Clube Guará da Melhor Idade, os ex-vereadores Tristão da Silva Miranda e Laufran Bevervanso, o subtenente Rubens Ferraz, o casal festeiro da Festa do Divino 2022 e demais convidados.

A Secretaria da Cultura e Turismo agradece à Serralheria Paris e equipe, que foram responsáveis pela estrutura parabolt e a instalação da imagem com todos os cuidados de segurança, e também à Secretaria Municipal da Segurança Pública e ao Departamento de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *