Primeiro Encontro dos Secretários das Pastas de Cultura e Turismo do Litoral do Paraná em Guaratuba

A Prefeitura Municipal de Guaratuba através da Secretaria da Cultura e do Turismo promove o primeiro Encontro dos Secretários das Pastas de Cultura e Turismo do Litoral do Paraná. Estiveram presentes os representantes das cidades de Antonina Thiago Afonso de Souza, Paranaguá Harrison Moreira de Camargo, Pontal do Paraná Gilberto Keserle e João Carlos Marcon, Matinhos Rubson Cesar Martinez e Susan Renée Klein, Guaratuba Maria do Rocio Braga Bevervanso o presidente da Adetur Litoral Nelson Cotovicz Filho e da representante executiva da Adetur litoral Patrícia Assis. Pela manhã aconteceu uma apresentação da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Guaratuba, a fala de boas-vindas do Vice-Prefeito Edison Camargo que na ocasião representou o Prefeito Municipal Roberto Justus. A Secretária da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Bevervanso explicou o motivo do encontro, os convidados puderam assistir vídeos sobre a fundação da cidade de Guaratuba com Coronel Alexandre de Botelho de São Payo e Souza e dos índios Carijós.
A Secretária levou os representantes dos municípios litorâneos para um tour passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Praia Central e Cristo, a Igreja Centenária patrimônio tombado histórico, a Praça Central, Marco Zero, Praça dos Namorados, Casarão da Cultura, Terminal Pesqueiro Turístico.
Após o almoço onde os convidados puderam apreciar comidas típicas do município e assistir uma belíssima apresentação de fandango, dança cultural de nossa região, realizada pelo professor e coreógrafo Santos Marques e a professora e bailarina Paola da Rosa. Seguiram para palestras com o professor Pancho sobre o cultivo das ostras. O diretor do Porto de Paranaguá André Pioli dissertou sobre os projetos do porto para os sete municípios do litoral. A representante da ADETUR Patrícia Assis falou sobre uma prospecção de trabalho junto a Secretaria da Cultura e do Turismo em relação ao novo projeto do mapa de turismo do estado, e no quanto esta parceria pode ser benéfica para os sete municípios do litoral. Após as palestras aconteceu uma roda de conversa com troca de experiências entre os municípios.
Os secretários presentes receberam um livro de Joaquim Mafra para que esses fossem entregues aos prefeitos de seus municípios e o certificado de presença, finalizando com coffee break.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *