Iate Clube de Guaratuba

Em 23 de julho de 1949 era fundado em Guaratuba o Iate Clube de Guaratuba. Uma sociedade civil, esportiva, destinada a promover e incrementar o esporte de barcos à vela, à motor e a remo, pesca, natação e outros desportos que pudessem na sua prática, concorrer para incentivar a cultura física de seus associados, segundo o Estatuto aprovado na Assembléia Geral realizada em 25 e 26 de fevereiro de 1952.

Um clube que está ligado ao desenvolvimento dessa cidade e que tem as mais lindas praias do litoral do Paraná, belezas naturais e ar puro para se respirar.

Os lances principais da história do clube estão harmonizados com as conquistas guaratubanas, com as pessoas ligadas ao Iate, influindo decisivamente nos escalões da administração estadual para que melhoramentos fossem executados.

Conta a história que em 23 de julho de 1949 aconteceu uma reunião no salão que era chamado de “gaveta”, localizado na Rua Professor Gratulino de Freitas nº 12, com a finalidade de ser criada e fundada uma sociedade recreativa, congregando não só os banhistas, mas também toda a população local.

Participaram desta reunião o Sr. Joaquim da Silva Mafra, na ocasião Prefeito Municipal de Guaratuba, Dr. De Plácido e Silva, Sr. José Muggiati Sobrinho, Sr. Carlos Orlando Loyola, Sr. José Nicolau Abagge, Sr. Armando Blum, Sr. Azis Surugi, Sr. Paulo Saporski, Sr. Augusto Jopert, Sr. Bolivar Camargo Barros, Sr. Arnoldo Belo Galvão, Sr. Ladislau Grzybowki< Sr. Juvêncio Marques, Sr. Miguel Jamur, Sr. Nicolau Jamur Sobrinho, Sr. Máximo Jamu, Sr. Ciro Vilela, Sr. Eloar Merhy, Sr. Ariel Bastos, Sr. Mario Biscaia, Sr. Arnaldo Carnasciali, Sr. Simeão Mafra Pedroso e Sr. Samuel Contim. Todos os presentes aceitaram a ideia como excelente e pelos nomes se é possível verificar o perfeito entrosamento entre os banhistas e os carinhosamente nativos.

Foi levantada a questão para se conseguir um terreno com o intuito de atender as sedes social e esportiva do clube, preferencialmente em frente à Baia de Guaratuba, visto a prática do iatismo. Dr. Plácido e Silva cedeu uma quadra de terreno na Rua Ipiranga, e o Prefeito Joaquim Mafra concordou em doar ao Plácido e Silva igual área de terreno foreira com frente para a praia de banhos, para assim compensa-lo.

O nome aprovado foi o de Iate Clube de Guaratuba, denominação esta que nunca foi alterada.